Você sabe se trabalha bem em equipe?

Lendo um artigo bem humorado do Max Gehringer - O Sucesso consiste em não fazer Inimigos, onde ele enumera três regras básicas de como agir para se ter uma boa convivência no trabalho: 1. Colegas passam, mas inimigos são para sempre. 2. A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta e, 3. Um colega não é um amigo, reflito o quanto essas regras impactam diretamente no trabalho em equipe.

É sabido que as atividades que executamos têm sempre a participação de outras pessoas. Seja por inspiração, por troca de informação ou por divisão de tarefas. Mesmo aquele profissional mais especializado, terá o aval ou o direcionamento de outro que pode ser um par, um superior ou mesmo o sócio da empresa.

Neste sentido, o relacionamento de forma produtiva e cooperativa com quem nos cerca é fundamental.

Como será que estamos nos dirigindo às pessoas? Será que estamos confundindo relacionamento no trabalho com amizade?

Somos objetivos em nossos questionamentos? Ou apenas somos provocativos, deixando brecha para duplo entendimento? Garantimos que o ouvinte entendeu nosso ponto de vista? Será que ouvimos verdadeiramente o outro ou enquanto ele fala estamos remoendo internamente conclusões precipitadas?

E quando falamos de outras pessoas, agregamos valor? Estamos construindo ou destruindo? Quantos rastros de desfeitas estamos deixando em nosso caminho?

O trabalho em equipe se trata de respeito mútuo, se trata de consideração ao ponto de vista do outro, ouvir muito e deixar claro qual o benefício de nossas sugestões e idéias.

Passa também por uma pitada de gentileza. Já disse um pensador: “Nós não precisamos de gentilezas para conseguir o que queremos, mas faz toda a diferença.”

Não se engane. Não há trabalho solitário, totalmente individual. As pessoas, as áreas precisam uma das outras. Hora são clientes, hora são fornecedores, hora parceiros. O exercício de trabalhar em equipe pode muito bem fortalecer a proposta de Max Gerhinger de se evitar a “criar” inimigos, e tenha certeza, quando o relacionamento no trabalho dá certo, o resultado é mais rico, mais poderoso e sucesso na certa!

Max Gehringer - Administrador de empresas e escritor, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial. Tem um programa diário sobre gestão na radio CBN.

O Artigo “O Sucesso consiste em não fazer Inimigos, encontra-se na integra no livro O Melhor de Max Gerhinger na CBN-Volume I

Mais recentes

Missão

Tornar acessível as práticas de RH-Gestão de Pessoas que  geram transformações extraordinárias.

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon