TO DO LIST - Uma mania produtiva

Lembro que quando fiz intercâmbio cultural para os EUA, lá pelos anos 80, observei como era comum naquela cultura utilizar uma lista do que tem que ser feito – é o que eles chamam de To Do List. Eu já achava aquilo bem interessante. Mais tarde com meu desenvolvimento profissional aprendi que a força do To Do List é mais poderosa do que se imagina. O impacto que ela exerce sobre a mente é significativo, a ponto de não se precisar ficar checando se foi ou não feito.

O simples ato de registrar uma lista de atividades num papel pode garantir que em algum momento elas serão feitas – pode acreditar. Desde então utilizo essa técnica. Seja para fazer uma lista de atividades para o ano como semanal ou até mesmo diária. Dada a importância de se fazer um “To Do List”, então porque não fazer uma lista que realmente agregue mais valor ao seu crescimento?

Jeff Haden escreveu um artigo no Linkedin que exemplifica o que estou querendo dizer. Fiz uma tradução livre mas você pode ler o texto original clicando aqui.

O artigo recente de Jeff Haden no Linkedin resume o valor de ter uma lista diária de tarefas: “Você não espera para fazer o trabalho até conseguir o trabalho dos sonhos - você faz o trabalho para conseguir o trabalho dos sonhos.”

Ele comenta, “Nunca compartilhei esta lista com ninguém até agora.

É a lista de dez coisas que eu tento fazer todos os dias úteis. Sim, há dias em que não faço tudo, mas faço o meu melhor para entregar. Isso me mostrou ser muito eficaz. Elas são:

1. Ler algo relacionado à minha empresa.

2. Ler algo relacionado a desenvolvimento de negócios.

3. Enviar dois e-mails para se reconectar com colegas antigos.

4. Esvaziar a caixa privada de clientes respondendo a todas as questões sobre carreira no período de um dia útil.

5. Verificar com cada membro da equipe o seu progresso.

6. Ter uma curta conversa não relacionada ao trabalho com cada colaborador.

7. Rever os três principais objetivos que estão focados no crescimento da minha empresa.

8. Identificar e executar uma tarefa para apoiar cada um dos meus três principais objetivos.

9. Postar cinco valiosos conteúdo em todas as minhas principais contas de redes sociais.

10. Separar um minuto inteiro para apreciar o que eu tenho e até onde eu cheguei.

Esta lista pode ser mais longa. MAS...

Se fosse mais longa, eu não seria tão bom em realizá-las. Esta lista é gerenciável para mim. Claro, eu faço mais do que essas dez coisas todos os dias. Mas, estes são os dez que eu escolhi fazer com consistência. Por quê? Ao longo dos anos, elas provaram ser a melhor maneira de eu crescer na minha carreira e nos meus negócios. Os resultados coletivos tornaram completas essas tarefas de forma consistente; mesmo quando eu não sinto isso, vale a pena.

O que você faz todos os dias para avançar sua carreira ou sua empresa?"

Jeff Haden é palestrante, influenciador do Linkedin, editor e contribuidor da Inc., e o autor de The Motivation Myth, O Mito de Motivação revoca a ideia amada (mas falsa) de que a motivação leva ao sucesso. Em vez disso, os pequenos sucessos levam a uma motivação constante - e permitem que você alcance seus maiores objetivos enquanto se diverte mais.

Mais recentes

Missão

Tornar acessível as práticas de RH-Gestão de Pessoas que  geram transformações extraordinárias.

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon