PROCESSO SELETIVO VAI ALÉM DE DIVULGAR A VAGA, ENTREVISTAR E CONTRATAR


Recrutamento e Seleção é uma das atividades mais desafiadoras para o RH Estratégico. Verdade seja dita, processo seletivo vai muito além de divulgar vagas, analisar currículos, entrevistar e contratar. As empresas podem gastar muito tempo e dinheiro nos processos seletivos, mas o sucesso não ocorrerá se não estiver claro qual o perfil ideal para aquela empresa e cargo. Algo que nem sempre é dado o devido valor pelas organizações.

O mercado fala em competências como dinamismo, comprometimento, criatividade, iniciativa, mas se realmente não são essas competências que farão a diferença na sua empresa, esqueça.

Não pense nas competências como se elas fossem ditadas por tendências, como se fossem moda. A análise sobre o que realmente é necessário, qual o tipo de personalidade do profissional você precisa para determinado cargo e de acordo com a cultura da organização ditará o caminho que você trilhará para realizar processos seletivos.

E definir esse perfil ideal passa por “qual é a cultura da empresa?” “em que acredita os proprietários?” “o que os diretores valorizam mais?” “qual a Missão, o DNA dessa organização?”.

O processo seletivo passa também por quão atrativa é a empresa para os profissionais do mercado. As práticas de Gestão de Pessoas, o índice de engajamento e confiabilidade nos líderes e na empresa irá impactar na atração das melhores pessoas para integrar o time. Porque tenha certeza, não pense que o mercado não comenta sobre sua empresa. Uma comunicação interna estruturada, treinamentos e líderes capazes de lidar com as equipes e o esforço de um RH que promove o melhor ambiente de trabalho será comentado no mercado assim como, uma empresa com muita ação trabalhista, líderes ditadores, falta de transparência e um ambiente de trabalho difícil também será, e o que é pior, as características negativas são muito mais comentadas.

Então, para potencializar o Recrutamento a Seleção, reflita sobre questões que favorecerão a melhor contratação e atue para sua melhoria:

  1. A Missão da empresa é poderosa e está na mente dos colaboradores?

  2. As práticas de RH estão estruturadas e divulgadas para todos os colaboradores?

  3. Estão claras quais as competências ideais para atuar nessa organização? E os cargos estão descritos?

  4. Há transparência na comunicação interna?

  5. Seus colaboradores indicam profissionais para trabalhar nessa empresa? Se indicam, as regras são claras para participar do processo seletivo?

  6. Há formas distintas de divulgação dependendo do cargo?

  7. O processo seletivo é padronizado?

  8. Como está seu pacote de benefícios, salário não é tudo que os profissionais buscam.

  9. É visível a oportunidade de crescimento interno?

  10. Há preocupação na melhoria contínua para um melhor ambiente de trabalho?

Essas dez questões não estão em ordem de importância, todas são necessárias. Ao refletir sobre elas, elabore um planejamento e coloque num cronograma quais as ações investirá primeiro. Não importa quanto tempo leve. A cada investimento que se faz nessas melhorias, mais a certeza de atrair profissionais que contribuirão para o sucesso da organização.

Mais recentes

Missão

Tornar acessível as práticas de RH-Gestão de Pessoas que  geram transformações extraordinárias.

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon