Mais que a empresa, ter espírito de dono ajuda a você mesmo.

Uma habilidade desejada por todo proprietário. Sem dúvida, ter uma equipe que tenha a garra, a perseverança, a resiliência e a mesma busca do sucesso que o dono da empresa tem, ajudaria muito a jornada da empresa. Mas o que as pessoas não se dão conta é que ter espírito de dono não se trata apenas de ajudar a empresa que se trabalha, se trata de ajudar a si mesmo. Posso dizer que tenho um exemplo vivo dentro de casa. Minha mãe, hoje com 86 anos, cuja foto ilustra essa matéria, trabalhou por 24 anos em uma grande multinacional como Enfermeira do Trabalho e graças ao seu trabalho suas filhas se formaram, fizeram carreira e hoje estão muito bem, muito diferente da infância com poucos recursos que ela teve. Eu então perguntei se ela tinha espirito de dono, ela pensou e respondeu, "bem, em 24 anos eu nunca faltei, nunca cheguei atrasada, se eu via algo que não estava certo eu ia atrás para arrumar, mesmo que não era da minha área. Se alguém da minha equipe não trabalhava direito eu dava chance, mas trocava sem dó. Eu encontrava muito desperdício pela empresa, vivia bronqueando com as pessoas. Era a primeira a chegar e a última a sair. Isso porque eu não podia admitir nada, nada fora do padrão, afinal era um ambulatório médico........ eu era assim, isso é trabalhar com espírito de dono?"

Ao perguntar o que ela ganhou com isso ela simplesmente respondeu, "primeiro minhas avaliações eram sempre muito boas, eu era muito reconhecida pelas pessoas, diretores e presidente, pediam minha opinião para muita coisa, era convidada para trabalhar nos eventos, eu era querida e isso me dava um baita orgulho. Me sentia gente, que era alguém."

Ouvindo minha mãe, me ocorreu que na verdade, o grande beneficiário para quem trabalha com espírito de dono é o próprio profissional: ego massageado, sensação de dever bem cumprido, bons relacionamentos, reconhecimento, satisfação e realização.

Quem trabalha com espírito de dono ganha um retorno imensurável, é capaz de fazer a diferença entre um profissional comum de um profissional que constrói uma carreira de sucesso, seja ela qual for.

Devia tentar!

Mais recentes

Missão

Tornar acessível as práticas de RH-Gestão de Pessoas que  geram transformações extraordinárias.

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon